Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Obama apoia criação de Estado palestino com fronteiras de 1967

  Estados Unidos – Em discurso nesta quinta-feira o presidente, Barack Obama defendeu a criação de um Estado palestino de acordo com as fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias (1967), uma reivindicação da causa palestina.  Essa defesa marca uma grande mudança na política dos país norte-americano e tem muitas chances de provocar a ira de Israel.
  Israel defende que endossar as fronteiras de 1967 prejudicaria as negociações de paz. No momento em que Obama discursava, o Comitê de Planejamento e Construção de Jerusalém liberou a construção de mais 1.550 moradias no leste da cidade.
   Ainda durante o discurso, o presidente voltou a comentar a morte de Osama Bin Laden. A destruição propagada por Bin Laden já desaparecia antes mesmo matarem o líder máximo da al-Quaeda. Obama ainda ressaltou que “Bin Laden não é mártir”.
  O Brasil também não ficou de fora no discurso do presidente. O chefe da Casa Branca citou o Brasil como um dos países que mostrou um grande progresso nos últimos anos. “Nos últimos seis meses os eventos me mostram que as estratégias de repressão e desvio não funcionam mais. Um mundo de progressos em lugares como a Índia, Indonésia e Brasil.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário